quarta-feira, 8 de maio de 2013

 

Ficha Técnica da Lichia


Nome Comum: Lichia

 Nome cientifico: Litchi Chinensis

Origem: China

Variedade: Bengal, Brewster (frutos e caroços grandes) e Americana (frutos e caroços pequenos).

Família: Sapindaceae

Características: Arvore grande, frondosa, lembra muito a mangueira

Parte Comestível: Fruto

Solo: Preferem os solos ácidos e não suporta solos calcários.

Zona Climática: Clima tropical e subtropical úmidos.

Temperaturas: Não suporta verões secos e as geadas. Nos verões secos, recomenda-se uma irrigação de 1.500 milímetros ou mais de água bem distribuída pela plantação.

Base técnica:Sem doenças, mas eventualmente ocorrem brocas de tronco, mariposa, ácaros e abelhas – mas não se usa agrotóxico na plantação.

Podas:Não há podas de formação. Mas podem-se fazer podas de limpeza.

Plantio: Pode ser realizado durante o ano, mas deve-se dar preferência ao início da estação chuvosa. Plantar em dias nublados, em covas previamente preparadas.

Covas:60 x 60 x 60 cm (comprimento, profundidade e largura); preparadas no mínimo com um mês de antecedência do plantio.
Espaçamento: 10 x 10 metros

Calagem e adubação: Realizar calagem em toda a área elevando a saturação por bases a 70%, empregando calcário dolomítico. Para a cultura já formada proceder do mesmo modo, com a aplicação do calcário ao redor da planta, sob a projeção da copa.

Adubação de plantio: colocar 20 litros de esterco de curral, ou 5 litros de esterco de galinha.

Adubação de formação: durante 4 anos, fazer adubação com 20g de N; 40g de P2O5 e 30g de K2O aplicados por planta e por ano, parcelados em quatro vezes nos meses de agosto a novembro.

Adubação de produção: no período de frutificação (julho a dezembro) quantidades diferenciadas, dependendo da idade da planta. De 5 a 15 anos: variando de 40 a 160g de N; 20 a 40g de P2O5 e 25 a 120g de K2O aplicados por planta e por ano, em cinco aplicações desde antes da floração até após a colheita.

Controle de pragas e doenças: planta pouco afetada por pragas e doenças.

Outros tratos culturais: capinas manuais na projeção da copa da planta e roçadas nas entrelinhas. Podas de ramos em excesso para arejar a parte interna da copa.

Produtividade normal: 30 a 45 kg / planta.

Colheita: de meados de dezembro a início de janeiro.

ANALISE SWOT

 
 
S: Quais são os reais pontos fortes do seu negocio?
Para o projeto de instalação de um pomar de Lichia, irei adquirir uma área de 4há. Sabendo que uma área de 1há de lichieiras pode produzir em media 1000 kg. de lichias. A lichia em comparação com outras frutas tem o preço bem elevado em épocas festivas, por isso, um dos pontos fortes desse meu negocio é o lucro que posso ter no final. Outro ponto que posso levar em consideração, é a forma que a fruta pode ser comercializada. No caso da lichia podemos comercializar de forma in natura (Restaurantes, hoteis, pousadas, etc.) ou para indústrias para a fabricação de sucos, sorvetes, geleias e outras finalidades.

 
W: Quais os reais pontos fracos do seu negocio?

Para que seja possível implantar uma cultura de Lichia é necessário primeiramente que se tenha um local com clima e solo adequado. A Lichieira é uma frutífera que suporta somente clima tropical e subtropical úmidos e preferem os solos ácidos, então temos que analisar uma região adequada para que ela possa produzir normalmente. Para isso é necessário ajudar com correção do pH e manejo do solo. Então dentro dos pontos fracos, entram os custos de implantação como o preço da terra, gastos com defensivos em geral (adubo de solo e foliar; mudas), mão-de-obra para o preparo do solo, plantio, adubação, pulverização, tratos culturais, irrigação e manejo no geral.

 
O: Quais são as oportunidades para o seu negocio?

A nossa região é uma grande consumidora de frutas e de seus derivados e existem grandes empresas que compram lichias para processamento ou até mesmo para revender de forma in natura. Esse projeto aproveita as oportunidades que aparecem, e correm atrás dessas empresas pensando que elas podem se tornar clientes importantes.

 
T: Quais são as ameaças para o seu negocio?
Em toda empresa a concorrência é sempre uma ameaça, e não seria diferente em uma empresa agrícola. Por mais que a nossa região não contribua muito para a produção de lichias, há muitos agricultores cultivando essa fruta. Então se esses concorrentes também souberem se aproveitar das oportunidades, será uma grande ameaça para meu negocio.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Empreendedorismo


Empreendedorismo

O termo empreendedor - do francês entrepreneur - significa aquele que não se conforma em ficar parado. É aquela pessoa que toma a iniciativa, assume riscos e começa algo novo.
Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. As definições para empreendedorismo são várias, mas sua essência se resume em fazer diferente, empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos calculados, buscar oportunidade e inovar.
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é um  profissional que percebe uma oportunidade e cria meios para persegui-la, envolvendo todas as funções, ações e atividades associadas, assumindo riscos e também probabilidades de erros.
Hoje é evidente a diversidade de negócios e a variedade de tipos de empreendedores. Novas pesquisas sobre o perfil do empreendedor são propostas, visto que eles têm diversas habilidades, vão à busca de oportunidades, tem grandes motivações, envolvimento social, competências sociais e orientações.
·         Existem três características básicas para identificar o espírito empreendedor:

1) Necessidade de realização: são pessoas dotadas de alta necessidade de realizações, gostam de competir com certo padrão de excelência e preferem ser pessoalmente responsáveis por tarefas e objetivos que atribuíram a si próprios.
2) Disposição para assumir riscos: o empreendedor assume vários riscos ao iniciar seu próprio negócio. Isso significa que eles preferem situações arriscadas até chegar ao ponto em que exerce grande controle pessoal sobre os resultados, mas a preferência pelo risco reflete na autoconfiança de empreendedor.
3) Autoconfiança: as pessoas que possuem autoconfiança se sentem capazes de enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrentam. Muitas vezes se mostram empreendedores de sucesso por serem capazes de tornarem-se independentes, enxergam os problemas inerentes a um novo negócio e acreditam em suas habilidades pessoais e profissionais para superar tais problemas.
Mas, no entanto, nem todo empreendedor busca um novo objetivo ou meta em sua carreira profissional.
 

Estratégia

É a ferramenta fundamental para a organização buscar a sua melhoria ou mesmo buscar o maior crescimento frente as suas concorrentes no mercado.
Elaborar a estratégia não é apenas planejar, mas pensar e fazer. Não é uma técnica, mas uma forma de gerenciar o negócio de acordo com uma compreensão e perspectiva estratégicas. Não existe única ou uma melhor perspectiva estratégica; o pensamento estratégico pode ser estruturado de várias formas. Se elas são compreendidas e as circunstâncias reconhecidas, então, é possível formular uma estratégia efetiva e incisiva.
A estratégia da empresa deve focar o seu canário para conquista do seu objetivo que foi traçada na estratégia da empresa. Na elaboração do plano estratégico, a visão e a missão da organização devem estar direcionadas a imagem da empresa, devem assim estabelecer o propósito de existência da organização. Sendo assim, o papel do cenário estratégico de uma organização é focar o ambiente interno e externo a que ela se propôs a enfrentar. O cenário interno é a sua própria estrutura, será que ela condiz com a realidade necessária e a externa ao ambiente competitivo que ela ira atuar.