Empreendedorismo
O termo empreendedor - do francês entrepreneur - significa
aquele que não se conforma em ficar parado. É aquela pessoa que toma a
iniciativa, assume riscos e começa algo novo.
Empreendedorismo significa fazer algo novo,
diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas
oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. As
definições para empreendedorismo são várias, mas sua essência se resume em
fazer diferente, empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos
calculados, buscar oportunidade e inovar.
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as
coisas acontecerem, pois é um profissional
que percebe uma oportunidade e cria meios para persegui-la, envolvendo todas as
funções, ações e atividades associadas, assumindo riscos e também probabilidades
de erros.
Hoje é evidente a diversidade de negócios e a
variedade de tipos de empreendedores. Novas pesquisas sobre o perfil do
empreendedor são propostas, visto que eles têm diversas habilidades, vão à
busca de oportunidades, tem grandes motivações, envolvimento social,
competências sociais e orientações.
·
Existem três características básicas
para identificar o espírito empreendedor:
1) Necessidade
de realização: são pessoas dotadas de alta necessidade de realizações,
gostam de competir com certo padrão de excelência e preferem ser pessoalmente
responsáveis por tarefas e objetivos que atribuíram a si próprios.
2) Disposição
para assumir riscos: o empreendedor assume vários riscos ao iniciar seu
próprio negócio. Isso significa que eles preferem situações arriscadas até
chegar ao ponto em que exerce grande controle pessoal sobre os resultados, mas
a preferência pelo risco reflete na autoconfiança de empreendedor.
3) Autoconfiança:
as pessoas que possuem autoconfiança se sentem capazes de enfrentar os desafios
que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrentam. Muitas
vezes se mostram empreendedores de sucesso por serem capazes de tornarem-se
independentes, enxergam os problemas inerentes a um novo negócio e acreditam em
suas habilidades pessoais e profissionais para superar tais problemas.
Mas, no entanto, nem todo empreendedor
busca um novo objetivo ou meta em sua carreira profissional.
Estratégia
É a ferramenta fundamental para a
organização buscar a sua melhoria ou mesmo buscar o maior crescimento frente as
suas concorrentes no mercado.
Elaborar a estratégia não é apenas
planejar, mas pensar e fazer. Não é uma técnica, mas uma forma de gerenciar o
negócio de acordo com uma compreensão e perspectiva estratégicas. Não existe
única ou uma melhor perspectiva estratégica; o pensamento estratégico pode ser
estruturado de várias formas. Se elas são compreendidas e as circunstâncias
reconhecidas, então, é possível formular uma estratégia efetiva e incisiva.
A estratégia da empresa deve focar o seu
canário para conquista do seu objetivo que foi traçada na estratégia da
empresa. Na elaboração do plano estratégico, a visão e a missão da organização
devem estar direcionadas a imagem da empresa, devem assim estabelecer o
propósito de existência da organização. Sendo assim, o papel do cenário
estratégico de uma organização é focar o ambiente interno e externo a que ela
se propôs a enfrentar. O cenário interno é a sua própria estrutura, será que
ela condiz com a realidade necessária e a externa ao ambiente competitivo que
ela ira atuar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário