quarta-feira, 8 de maio de 2013

 

Ficha Técnica da Lichia


Nome Comum: Lichia

 Nome cientifico: Litchi Chinensis

Origem: China

Variedade: Bengal, Brewster (frutos e caroços grandes) e Americana (frutos e caroços pequenos).

Família: Sapindaceae

Características: Arvore grande, frondosa, lembra muito a mangueira

Parte Comestível: Fruto

Solo: Preferem os solos ácidos e não suporta solos calcários.

Zona Climática: Clima tropical e subtropical úmidos.

Temperaturas: Não suporta verões secos e as geadas. Nos verões secos, recomenda-se uma irrigação de 1.500 milímetros ou mais de água bem distribuída pela plantação.

Base técnica:Sem doenças, mas eventualmente ocorrem brocas de tronco, mariposa, ácaros e abelhas – mas não se usa agrotóxico na plantação.

Podas:Não há podas de formação. Mas podem-se fazer podas de limpeza.

Plantio: Pode ser realizado durante o ano, mas deve-se dar preferência ao início da estação chuvosa. Plantar em dias nublados, em covas previamente preparadas.

Covas:60 x 60 x 60 cm (comprimento, profundidade e largura); preparadas no mínimo com um mês de antecedência do plantio.
Espaçamento: 10 x 10 metros

Calagem e adubação: Realizar calagem em toda a área elevando a saturação por bases a 70%, empregando calcário dolomítico. Para a cultura já formada proceder do mesmo modo, com a aplicação do calcário ao redor da planta, sob a projeção da copa.

Adubação de plantio: colocar 20 litros de esterco de curral, ou 5 litros de esterco de galinha.

Adubação de formação: durante 4 anos, fazer adubação com 20g de N; 40g de P2O5 e 30g de K2O aplicados por planta e por ano, parcelados em quatro vezes nos meses de agosto a novembro.

Adubação de produção: no período de frutificação (julho a dezembro) quantidades diferenciadas, dependendo da idade da planta. De 5 a 15 anos: variando de 40 a 160g de N; 20 a 40g de P2O5 e 25 a 120g de K2O aplicados por planta e por ano, em cinco aplicações desde antes da floração até após a colheita.

Controle de pragas e doenças: planta pouco afetada por pragas e doenças.

Outros tratos culturais: capinas manuais na projeção da copa da planta e roçadas nas entrelinhas. Podas de ramos em excesso para arejar a parte interna da copa.

Produtividade normal: 30 a 45 kg / planta.

Colheita: de meados de dezembro a início de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário