quarta-feira, 24 de abril de 2013

Empreendedorismo


Empreendedorismo

O termo empreendedor - do francês entrepreneur - significa aquele que não se conforma em ficar parado. É aquela pessoa que toma a iniciativa, assume riscos e começa algo novo.
Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. As definições para empreendedorismo são várias, mas sua essência se resume em fazer diferente, empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos calculados, buscar oportunidade e inovar.
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é um  profissional que percebe uma oportunidade e cria meios para persegui-la, envolvendo todas as funções, ações e atividades associadas, assumindo riscos e também probabilidades de erros.
Hoje é evidente a diversidade de negócios e a variedade de tipos de empreendedores. Novas pesquisas sobre o perfil do empreendedor são propostas, visto que eles têm diversas habilidades, vão à busca de oportunidades, tem grandes motivações, envolvimento social, competências sociais e orientações.
·         Existem três características básicas para identificar o espírito empreendedor:

1) Necessidade de realização: são pessoas dotadas de alta necessidade de realizações, gostam de competir com certo padrão de excelência e preferem ser pessoalmente responsáveis por tarefas e objetivos que atribuíram a si próprios.
2) Disposição para assumir riscos: o empreendedor assume vários riscos ao iniciar seu próprio negócio. Isso significa que eles preferem situações arriscadas até chegar ao ponto em que exerce grande controle pessoal sobre os resultados, mas a preferência pelo risco reflete na autoconfiança de empreendedor.
3) Autoconfiança: as pessoas que possuem autoconfiança se sentem capazes de enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrentam. Muitas vezes se mostram empreendedores de sucesso por serem capazes de tornarem-se independentes, enxergam os problemas inerentes a um novo negócio e acreditam em suas habilidades pessoais e profissionais para superar tais problemas.
Mas, no entanto, nem todo empreendedor busca um novo objetivo ou meta em sua carreira profissional.
 

Estratégia

É a ferramenta fundamental para a organização buscar a sua melhoria ou mesmo buscar o maior crescimento frente as suas concorrentes no mercado.
Elaborar a estratégia não é apenas planejar, mas pensar e fazer. Não é uma técnica, mas uma forma de gerenciar o negócio de acordo com uma compreensão e perspectiva estratégicas. Não existe única ou uma melhor perspectiva estratégica; o pensamento estratégico pode ser estruturado de várias formas. Se elas são compreendidas e as circunstâncias reconhecidas, então, é possível formular uma estratégia efetiva e incisiva.
A estratégia da empresa deve focar o seu canário para conquista do seu objetivo que foi traçada na estratégia da empresa. Na elaboração do plano estratégico, a visão e a missão da organização devem estar direcionadas a imagem da empresa, devem assim estabelecer o propósito de existência da organização. Sendo assim, o papel do cenário estratégico de uma organização é focar o ambiente interno e externo a que ela se propôs a enfrentar. O cenário interno é a sua própria estrutura, será que ela condiz com a realidade necessária e a externa ao ambiente competitivo que ela ira atuar.